Óleos e beleza: como usá-los no corpo e no rosto
Os óleos podem ser utilizados diariamente para promover e manter a beleza do corpo e do rosto, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Se você gostaria de incluir óleos em sua rotina diária de cuidados, não perca a leitura do texto abaixo.
Uso imprescindível especialmente no inverno
Nos dias mais frios, os problemas de pele tendem a ficar mais evidentes, como ressecamento, opacidade, falta de viço, descamação e rachaduras.
Na contramão desses problemas estão os óleos corporais, que garantem hidratação da pele porque recompõem a manta de gordura necessária para a boa saúde da derme.
Eles deixam a pele macia, mais jovem, são práticos e democráticos, e servem principalmente para hidratação.
Agora, a pergunta é: como utilizá-los?
São várias as opções para utilização dos óleos na pele, e cada tópico falará de uma alternativa. Acompanhe!
Óleo aplicado puro, diretamente na pele
Especialmente para uso no rosto, os óleos podem ser aplicados puros e diretamente na pele, antes de dormir.
Essa recomendação se deve ao fato de que a pele está limpa, então tem todo o período de sono para absorver os nutrientes dos óleos, garantindo ótimos resultados.
Como primer natural, antes de a pele receber maquiagem
Você também pode utilizar óleo vegetal como primer natural, antes de a pele receber maquiagem.
É outra indicação de óleo para a face, sendo que apenas algumas gotinhas podem melhorar a elasticidade da pele e garantir melhor aderência da maquiagem no rosto. A aplicação dos produtos é mais fácil, e o aspecto final é de uma pele saudável, jovem e natural.
Óleo misturado ao hidratante
Se você preferir potencializar os resultados de hidratação dos óleos, pode fazer uma aplicação com o produto misturado ao hidratante, seja ele facial ou corporal.
É uma indicação especial para pessoas que têm a pele extremamente ressecada, que necessitam de uma ação poderosa para reverter a situação. Assim, a pele ganha maciez suprema e muito viço, com toque leve e não gorduroso.
Você não precisa unir os dois produtos na mesma embalagem, bastando que aplique algumas gotas de óleo na mão e depois uma porção do seu hidratante. Misture bem e passe sobre a pele com movimentos suaves, massageadores, até que ela absorva por completo.
Nossas indicações de óleos para o corpo e o rosto
Como citamos na introdução deste artigo, os óleos podem ser utilizados diariamente, e aqui vai um complemento: por todas as pessoas, até mesmo as de pele oleosa.
Porém, cada tipo de pele pede um óleo específico, e abaixo você confere as nossas indicações.
– Para pele oleosa: óleo de jojoba, de rosa mosqueta, de borragem, de maracujá, ou óleo essencial de lavanda;
– Para pele seca: óleo de amêndoas doces, de coco, de abacate, de oliva, manteiga de karité, manteiga de cacau, azeite de oliva ou óleo essencial de gerânio;
– Para pele normal: óleo de gérmen de trigo, de girassol, de semente de uva, de argan, de macadâmia, de manteiga de murumuru;
– Para peles maduras: óleo de romã, de rosa mosqueta, de prímula, manteiga de cupuaçu.
Indicação de óleos essenciais para a beleza do rosto e do corpo
Acima nós citamos dois óleos essenciais que podem ser utilizados para promover beleza na pele do rosto e do corpo, especialmente para pele oleosa e seca. Quer mais?
– Óleo de gerânio: indicado para pele seca, como citamos, mas também envelhecida e sem vitalidade;
– Óleo de lavanda: já citado para pele oleosa, indicação também para pele com queimadura, acne, envelhecida ou com psoríase;
– Óleo de palmarosa: para pele seca, envelhecida ou flácida.
Os óleos são amigos da saúde da pele. Experimente!