Inchaço abdominal – um drama para muitas pessoas
Apenas quem convive ou já conviveu com isso sabe o quão horrível é sofrer com o inchaço abdominal. Além de ser algo extremamente desagradável, pode ser um sinal do organismo alertando que algo está errado.
O Inchaço abdominal, como o próprio nome já diz, é quando a área da barriga se encontra maior que o normal. O inchaço é bastante comum e afeta uma considerável parte dos adultos, além de ser um incômodo que atrapalha o dia a dia de quem sofre com esse mal.
As causas do inchaço abdominal
O que a ciência explica é que existem vários motivos para ocorrer o inchaço abdominal. Problemas intestinais, má alimentação, alergias e desequilíbrios hormonais são apenas alguns deles.
Outras possíveis causas encontradas em estudos importantes são:
- Excesso no consumo de sal;
- Obesidade e sobrepeso;
- Sedentarismo;
- Excesso de consumo de bebidas alcóolicas;
- Tabagismo;
- Alguns tipos de remédios, que alteram os vasos sanguíneos;
- Algumas reações Inflamatórias, devido a alergias;
- Problemas com a tireoide.
Mencionar a retenção de líquidos também tende a ser relevante, uma vez que também pode causar esse volume na barriga, e pode ser sinal até doenças hepáticas.
Tratamento e prevenção?
Sempre é fundamental o acompanhamento médico para diagnóstico de sua saúde, assim como para obter o tratamento adequado. É crucial não tomar decisões de automedicação, tampouco iniciar tratamentos que não tenham sido recomendados por profissionais da área.
Isso, pois como dito, o inchaço abdominal pode ser proveniente de uma série de fatures distintos. Já parou para pensar que ficar muito tempo em pé ou muito tempo sentado pode influenciar? Nessa situação, alternar movimentos tende a ser bom.
Cabe dizer também a respeito do uso de sapatos altos por tempo prolongado, visto que a má distribuição do peso pode incidir em questões de circulação, ação que também pode ser causada pelo mal-uso de sal na dieta, ou abuso de bebidas alcóolicas.
#cuidardaalimentação
Uma vez que falamos de muitas variáveis capazes de ser parte dos causadores do inchaço abdominal, não poderia deixar de mencionar a potencial participação dos alimentos.
Pesquisas apontam como alimentos positivos:
Fibras solúveis, como aveia e lentilha, também podem auxiliar, pois influenciam o trânsito intestinal;
Legumes;
Chás que comprovadamente estimulam a digestão;
Dentre muitos outros, fale com seu nutricionista de confiança.
Não sofra com o inchaço abdominal… Procure ajuda!