Blog

Cuidados pré-operatórios: o que fazer antes de uma cirurgia plástica?

10 de maio de 2021

Engana-se quem acha que só se deve ter cuidados após a cirurgia plástica. Isso porque no pré-operatório também são exigidas algumas atenções, e você as conhecerá a seguir. São importantes, não perca!

Consulte seu cirurgião

Você precisa se consultar com um profissional de sua confiança, que poderá esclarecer todas as suas dúvidas. E mais: ele também indicará fatores de risco, após a realização de exames e também de acordo com a sua resposta sobre hábitos e rotinas.

Mude seus hábitos

Como citamos, o cirurgião questionará você sobre seus hábitos e rotinas. Se você fuma ou consome bebidas alcoólicas com regularidade (principalmente vinho), deve suspender esses costumes porque eles podem influenciar na sua recuperação, principalmente no quesito cicatrização. Evite o consumo em torno de quatro semanas antes do procedimento.

Mais: as bebidas alcoólicas e o tabaco são fatores influenciadores da corrente sanguínea, pois interferem na coagulação e podem aumentar o risco de sangramento durante a operação.

Além de suspender alguns costumes, você também deve iniciar ou aumentar a prática de outros. Por exemplo, a ingestão de alguns alimentos.

Para que não haja risco de anemia pós-operatória, sugere-se o consumo de alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas magras, peixe, aves, feijão e lentilha. Também é indicado o consumo de comidas que não tenham muito açúcar e gordura em sua composição.

No pré-operatório, prefira comer:

– Pães e cereais integrais;

– Leite e iogurte;

– Frutas, verduras e legumes em geral;

– Gorduras boas, como alimentos ricos em ômega 3: azeite de oliva, salmão, atum, abacate, nozes, castanhas e amêndoas;

– Frutas cítricas: laranja, limão, morango, abacaxi e acerola, pois aumentam a imunidade;

– Vegetais verde-escuros, como espinafre e brócolis, ricos em ferro.

Atenção à ingestão de medicamentos

Informe o seu médico se você faz ingestão regular de medicamentos, porque isso pode interferir na circulação sanguínea e na cicatrização. O uso de anticoncepcionais deve ser apontado ao cirurgião também, ok? Isso porque aumenta a circulação de sangue.

Hidratação é fundamental

A ingestão de água é outro quesito importante, porque o líquido ajuda a diminuir o inchaço do pós-operatório. Portanto, você deve aumentar o consumo nos dias que antecedem o procedimento.

Aliás, não beba somente água, mas suco de frutas (principalmente de frutas cítricas) e água de coco. São, pelo menos, oito copos de líquido por dia!

E mais: quando falamos em hidratação, também deve-se manter bem hidratada a pele da região que será operada, para que fique mais elástica e não sofra com estrias. Sendo assim, use cremes corporais nos dias antecedentes.

Outras recomendações

– Se você costuma tingir o cabelo, faça o procedimento em até uma semana antes da cirurgia, ok? Isso porque o tonalizante ou a tinta não podem entrar em contato com a pele, em caso de rejuvenescimento facial, por dois meses;

– Procure, caso não seja indicado, um anestesista. Assim, você saberá exatamente qual o período de jejum necessário antes do procedimento, bem como poderá esclarecer eventuais dúvidas sobre a anestesia, os riscos, entre outros;

– Dependendo da cirurgia, você talvez precise assinar o Termo de Consentimento Informado. Ele é obrigatório para procedimentos invasivos, e é o seu aceite para a realização da operação;

– Em algumas situações, você deverá fazer exames cardiológicos, como o eletrocardiograma, para saber se a saúde do coração está em dia e se poderá trazer algum risco ao procedimento. Se for indicada alguma alteração, a cirurgia deve ser suspensa até que não haja riscos consideráveis.

Como você percebeu, o pré-operatório também é um período que exige atenções. Conhecimento é tudo, mas também deve-se abandonar hábitos e começar outros. É importante seguir tudo à risca para que nada saia errado!

Whatsapp