Panturrilha
Nome técnico: inclusão de prótese de silicone nas panturrilhas
Região do corpo: panturrilhas
Idade: a partir dos 18 anos
Anestesia: Geralmente é peridural. Pode ser também anestesia geral.
Duração da cirurgia: cerca de 2 horas
Cicatriz: na parte posterior do joelho, sendo discreta, por que fica nas dobras dos joelhos.
O paciente pode recorrer a esta cirurgia por motivos estéticos, no caso de pessoas que ficam constrangidas por que acham suas pernas finas e no caso de recomendação médica em que há sequelas de paralisia, fraturas, anomalia adquirida ou genética.
Indicação:
A prótese de panturrilha é indicada para pacientes que apresentam pouca projeção na região da panturrilha, mais conhecida como “batata da perna”. Ao aumentar o volume desta região, torna mais harmônico o contorno das pernas, em relação às coxas.
A projeção produzida pela prótese de panturrilha é mais posterior do que lateral, ou seja, a “batata da perna” terá seu volume aumentado principalmente atrás da tíbia (canela), sendo mais visível de trás do que pela frente.
Técnica Cirúrgica:
• A incisão (cicatriz) é na dobra posterior do joelho. Abre-se a fáscia muscular (capa que envolve o músculo).
Tempo de internação: 24 horas.
Deve-se evitar andar muito e subir escadas. É comum um pouco de dor nas primeiras 48 horas, porém controlada com anti-inflamatórios e analgésicos.
Uma meia elástica até o joelho deverá ser usada por 14 dias.
Complicações: Apesar de muito raras, podem ocorrer: infecção, hematoma, seroma, alteração da cicatrização, trombose, extrusão da prótese.
Resultado definitivo: O resultado definitivo de qualquer cirurgia plástica ocorre depois de 6 meses, devido ao amadurecimento da cicatriz. Porém, com dois meses a forma já estará praticamente pronta.