Cirurgias reparadoras: o que são e o que você precisa saber a respeito delas
O que são cirurgias plásticas reparadoras?
As cirurgias plásticas reparadoras são diferentes das cirurgias puramente estéticas porque visam a reparação de deformidades adquiridas ao longo dos anos ou congênitas, isto é, de nascença.
Seu intuito não é tornar a pessoa mais bonita, apesar de envolver a aparência e a autoestima, sem dúvida, mas aprimorar ou recuperar a função daquele órgão corporal, tornando-o mais parecido com um sem falhas.
Para você ter uma noção, em torno de 40% das cirurgias plásticas realizadas no Brasil são reparadoras, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
As principais cirurgias reparadoras
São quatro as principais cirurgias reparadoras realizadas em nosso país, a saber:
– Decorrente de câncer de pele;
– Em decorrência de câncer de mama;
– Para reparação de queimaduras;
– Depois de cirurgia bariátrica.
Vamos falar sobre cada uma delas agora!
A cirurgia reparadora após câncer de pele acontece porque a remoção do tumor pode fazer com que a pele ganhe cicatrizes largas e grandes. A plástica vai reconstruir as regiões lesionadas e devolver a integridade da pele ao indivíduo.
Quanto ao câncer de mama, um dos tratamentos realizados para promoção da cura é a remoção total ou parcial da mama afetada. A cirurgia reparadora vem para reconstruir a glândula mamária, o que traz recuperação da autoestima e o alívio de traumas que a falta da mama pode provocar.
Após queimaduras, a pele tende a ficar mais sensível, com aparência e elasticidade comprometidas. A cirurgia reparadora, felizmente, surge como aliada para reconstruir a pele lesionada e devolver as funções à região afetada.
Outro caso em que pode haver cirurgia reparadora é depois de cirurgia bariátrica, conhecida popularmente como cirurgia de redução de estômago. Como ela provoca grande emagrecimento, pela remoção de gordura, há excesso de pele corporal. Assim, a reparação visa remover essa pele excessiva e redefinir o contorno do corpo.
Outros tipos de cirurgias reparadoras
Além dos procedimentos que citamos, há outras indicações para a realização de cirurgia reparadora, como:
– Reconstrução pós-trauma (fraturas expostas, fraturas na face etc.);
– Fissura labiopalatal (também conhecida como lábio leporino);
– Remoção de pintas ou sinais na pele.
Como são realizadas as cirurgias reparadoras?
Nós já mencionamos isso, mas é importante frisarmos que a cirurgia reparadora não possui fim estético, apesar de colaborar com isso. Portanto, deve ser recomendada pelo médico, não é semelhante àqueles procedimentos que o paciente quer fazer e se consulta para exames.
O profissional é quem deverá avaliar e indicar a cirurgia reparadora, e é a pessoa responsável por esclarecer todas as dúvidas do paciente, pois cada caso é individual conforme sua necessidade.
Além disso, dependendo da situação, podem ser necessários diversos procedimentos reparadores para que o objetivo final seja atingido.
Você pode melhorar a sua autoestima com uma cirurgia reparadora
Se você se encaixa nas indicações para realização de cirurgia reparadora, já pensou em procurar um especialista para resolver a sua situação?
Como citamos, além da melhoria na aparência e na autoestima, a função do órgão afetado pode voltar ou ser reparada com esse tipo de procedimento.
Sugerimos que você procure um cirurgião plástico para buscar informações sobre o assunto, já que os casos são personalizados conforme cada situação. Não desista de ser feliz, de voltar a sorrir, se você está sofrendo com um problema que pode ser resolvido com uma cirurgia reparadora.