Celulite: principais causas e hábitos que ajudam a combatê-la
Atire a primeira pedra a mulher que não possui celulite. Você sabe quais as principais causas para o surgimento desse problema na pele? Conhece hábitos que podem auxiliar no seu combate? Se você se incomoda com a celulite no seu corpo, não perca a leitura do artigo a seguir.
O que é celulite?
É uma doença presente em alterações situadas no tecido gorduroso da pele. A celulite não é considerada uma doença grave; apesar disso, gera bastante incômodo por conta do seu aspecto feio, semelhante à casca de laranja.
Essa característica da celulite se dá por conta das células que estão repletas de toxinas, água e gordura. Isso as deixa duras e cheias, o que causa um desnível na pele, que apresenta ondulações e retração. Porém, existem três graus de celulite, sendo assim, é possível observar peles em diferentes aspectos.
Os graus são leve, moderada e grave, de acordo com uma análise que leva em consideração o número e a profundidade das ondulações, o aspecto das áreas com celulite, e a presença de flacidez e de lesões elevadas.
Quais as principais causas da celulite?
São diversos os fatores que podem causar o surgimento ou agravamento da celulite, como má alimentação (principalmente uma dieta rica em gordura), estresse, tabagismo, poluição, falta de exercícios físicos, problemas circulatórios e hormonais, genética, gênero, biotipo, metabolismo lento, até mesmo uma tatuagem malfeita ou malcuidada.
A estrutura das fibras também é fator para o desencadeamento da celulite. No caso das mulheres, ela favorece o surgimento. É por isso que praticamente todas as mulheres possuem a doença de pele, sendo bem rara a sua ocorrência em homens.
Como você pôde perceber, nem toda pessoa que possui celulite é obesa, porque são diversas as causas e fatores de risco para o seu surgimento. No entanto, se a pessoa estiver acima do peso ideal, certamente a celulite se agravará em sua pele.
Hábitos que podem ajudar a combatê-la
Conforme citamos, a celulite gera bastante incômodo por conta do seu aspecto. Sendo assim, para se ter uma pele bonita e saudável, sem essa doença de pele tão popular, é necessário lançar mão de determinados hábitos. Sua prática regular pode combater a celulite. Confira:
– ingestão saudável de alimentos, evitando comidas muito temperadas e industrializados em geral;
– controle do peso, prezando para mantê-lo dentro do recomendável para sua altura;
– prática regular de exercícios físicos, para favorecer a circulação e o metabolismo;
– consumo de, pelo menos, dois litros de água por dia, podendo complementar com chás e sucos naturais sem açúcar (principalmente chá verde);
– diminuir o consumo de sal;
– consumo de fibras, frutas secas, linhaça e alimentos ricos em ferro;
– utilização de cremes anticelulite (os melhores são os que contêm castanha da Índia, colágeno, extrato de chá verde ou retinoides em sua composição), que auxiliam no combate de dentro para fora;
De fora para dentro, algumas técnicas podem ser utilizadas para o combate e a diminuição da celulite, como:
– massagem modeladora;
– drenagem linfática;
– endermologia (utilização de aparelho motorizado na pele, para estimular a produção de colágeno);
– mesoterapia, isto é, técnica caracterizada pela administração de um coquetel de medicamentos que diminui a quantidade de gordura. É feita diretamente na pele, porém deve ser complementada com um treino de exercícios físicos para que os efeitos sejam percebidos;
– remédios ou cirurgia a laser, se o grau de celulite for o mais elevado, seguindo recomendação médica.
A celulite pode ser combatida, sim, desde que se tenha hábitos saudáveis. Quais você já pratica em sua rotina? Se ela é um incômodo em sua vida, trace metas para combatê-la!