Bons hábitos e alimentos que aumentam a imunidade
Frio chegando, uma pandemia no ar. Para manter a sua saúde em dia, é fundamental ter bons hábitos e ingerir produtos que aumentam a imunidade. Você sabe quais são eles? Nós sabemos e diremos a seguir. Acompanhe.
Hidrate-se muito bem
No verão, beber dois litros de água por dia não é uma tarefa muito difícil. Porém, com a aproximação dos dias mais frios, fica cada vez mais complicado lembrar-se de beber água. Só que é algo essencial para nossa saúde.
É fundamental beber água antes mesmo de sentir sede, que é um sinal de desidratação. O líquido purifica nosso organismo e melhora a resistência física, sendo imprescindível para aumentar a imunidade. Portanto, tenha sempre uma garrafinha ao seu lado.
Fique longe de vícios
Ingerir bebidas alcoólicas e fazer uso de substâncias como tabaco e outras drogas pode detonar a sua saúde corporal. Eles podem trazer sérios danos ao nosso organismo como um todo, mas também a órgãos específicos, acarretando doenças.
É claro que beber uma taça de vinho durante a refeição pode inclusive ser benéfica. Contudo, o mesmo não se aplica às drogas. Com relação ao álcool, use a moderação.
Pratique exercícios físicos
Os exercícios físicos nos dias mais frios são parecidos com a ingestão de água. Quanto mais frio, mais difícil! Porém, também são extremamente importantes para manter nossa saúde e imunidade em alta. Sendo assim, inclua uma rotina que contemple atividade física diária.
Isso não quer dizer que você precisa passar horas se exercitando, o que importa é sair do sedentarismo e mexer-se. Faça algo que te dê prazer, pelo menos trinta minutos ao dia. Seja caminhar, dançar, levantar pesos, etc. Só não fique parado, pois o sedentarismo pode trazer doenças.
Cuide-se
Ter autoestima, evitar ao máximo situações de estresse, praticar sua higiene, tomar vacinas e fazer exames com regularidade. São hábitos de cuidado que podem fazer muita diferença para a sua saúde e, claro, para sua imunidade.
Saúde não está relacionada somente a praticar exercícios físicos e ingerir muitas verduras e legumes, mas a trazer bem-estar para si. Como dormir bem, nossa próxima sugestão.
Tenha uma boa noite de sono
Quantas horas você dorme por noite? O ideal é descansar oito horas, pelo menos seis ou sete para não afetar o seu sistema imunológico. Afinal, privar-se do sono pelo tempo indicado pode prejudicar as suas células, diminuir o efeito de vacinas e aumentar a chance de contrair doenças.
E mais: o risco de diabetes e câncer pode ser maior em pessoas que dormem pouco, sem contar que elas tendem a ficar mais cansadas e estressadas, comprometendo seu bem-estar e qualidade de vida.
Busque uma alimentação saudável
Como você deve ter percebido, a chave para manter a saúde e ter uma boa imunidade é o bem-estar. Sendo assim, uma alimentação saudável também está incluída em nossas sugestões, é claro. Isso quer dizer que você precisa incluir todos os grupos alimentares em seu prato, pois são imprescindíveis.
Ou seja, alimente-se com carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais. Nos últimos grupos, é essencial ingerir as vitaminas A, B (principalmente B6 e B12), C, D e E, zinco, ferro, selênio, ácido fólico e cobre. Isso porque são fortalecedores do sistema imunológico.
Quanto às proteínas, prefira as carnes magras. No quesito carboidratos, opte sempre que possível pelos que possuem baixo índice glicêmico, como inhame, batata-doce, mandioca, entre outros. Gorduras, somente as boas, como salmão, abacate, coco, azeite de oliva e oleaginosas.
Ter bons hábitos é fundamental para aumentar a sua imunidade. Agora que você já conhece quais são eles, é hora de montar as suas estratégias de prática. Vamos lá?