Nutricionista
Por: Alessandra Furlan Comin
No âmbito da nutrição estética, existem alguns preceitos básicos envolvidos na promoção e manutenção da beleza, assim como na prevenção e no tratamento de desordens estéticas, relacionadas principalmente à forma corporal, cabelos, unhas e pele. Neste sentido, disponibilizamos as “Dicas de Nutrição para a Estética”, contemplando aspectos essenciais que devem ser considerados.
Atuação do Nutricionista no âmbito das cirurgias plásticas
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), este termo é definido como uma especialidade cirúrgica encarregada de reconstruir o tecido corporal e facial que, devido a doenças, defeitos ou transtornos, requeiram remodelação, seja proporcionando ao paciente uma aparência o mais próxima possível do normal, seja reparando sua capacidade de funcionamento.
Os períodos pré e pós-cirúrgico requerem cuidados especiais, seja no preparo do indivíduo para o futuro procedimento cirúrgico, seja para promover sua recuperação, cicatrização de lesões, saúde e bem-estar após a cirurgia. Neste contexto, uma alimentação adequada mostra-se imprescindível, e determinadas condutas, alimentos (incluindo os chás), suplementos e espécies em fitoterapia são indicadas.
Atenção ao estado nutricional no período pré-cirúrgico
O estado nutricional é um dos fatores independentes que mais influenciam nos resultados pós-cirúrgicos em cirurgias eletivas. Indivíduos que encontram-se desnutridos ou sob risco de desnutrição parecem apresentar maiores repercussões na resposta orgânica ao trauma operatório, por isto, uma alimentação variada e equilibrada em calorias, macro e micronutrientes é essencial.
Perda de peso no período que antecede a cirurgia plástica
Tratando-se de cirurgias plásticas com fins estéticos que envolvam a redução de gordura corporal localizada e remodelação da silhueta, sabe-se que o emagrecimento anterior ao procedimento cirúrgico, quando conduzido de forma gradual e cuidadosamente monitorado pelo profissional nutricionista, irá auxiliar na redução do percentual de gordura e início da remodelação da forma corporal antes mesmo do procedimento cirúrgico, possibilitando resultados mais satisfatórios, já que o volume limite para aspiração é de 7% do peso corporal, ou de 40% de sua superfície total. Entretanto, ressalta-se que grandes perdas de peso recentes podem levar o indivíduo à desnutrição e complicações durante e após a intervenção cirúrgica e, por isto, a importância de um processo gradual e monitorado.
Alimentação no período pós-cirúrgico
O período pós-operatório é um momento de intenso processo inflamatório e alterações metabólicas no organismo, as quais incluem edema, aumento dos níveis séricos de glicose, proteólise e elevação da taxa metabólica basal. Neste contexto ocorre o processo de cicatrização das lesões teciduais provenientes do procedimento cirúrgico, justificando a adoção de uma dieta específica.
Nutrientes são requeridos no processo de cicatrização.
O processo de cicatrização compreende fases distintas, nas quais nutrientes específicos são requeridos.
Fonte: http://www.sbne.org.br/dicas-de-nutricao-estetica-sociedade-brasileira-de-nutricao-estetica.php