Alimentos termogênicos e como eles potencializam a dieta
Provavelmente você já ouviu falar sobre os alimentos termogênicos. Afinal, é um assunto bastante em voga nos últimos tempos, especialmente citado em temas sobre dieta e emagrecimento. Quer saber mais sobre eles? Leia o artigo a seguir.
O que são alimentos termogênicos?
São alimentos que necessitam de mais energia que o normal para sua digestão. Sendo assim, eles induzem o organismo a trabalhar em ritmo mais acelerado, consumindo mais calorias.
Os alimentos termogênicos contêm substâncias capazes de aumentar a temperatura do corpo; dessa forma, além de fazê-lo trabalhar mais rapidamente, aumentam a queima de lipídeos (gorduras).
Essa transformação acontece porque a termogênese (processo provocado pelos alimentos termogênicos no organismo) é regulada pelo sistema nervoso, e quando há interferências nesse sistema, pode haver emagrecimento e controle de obesidade.
Os alimentos termogênicos podem gerar emagrecimento?
O título deste artigo é: alimentos termogênicos e como eles potencializam a dieta. Você já sabe como eles agem em nosso organismo, e que a aceleração do metabolismo pode potencializar o emagrecimento e o controle da obesidade.
Contudo, será que os alimentos termogênicos realmente podem gerar emagrecimento?
Acima nós utilizamos a palavra potencializar, e é isso que os termogênicos podem fazer. Eles, por si só, não geram emagrecimento, mas podem favorecer a perda de peso. Como assim?
O corpo gasta mais calorias para digerir os alimentos termogênicos, todavia, eles não são alimentos mágicos, cujo consumo provoca emagrecimento. Aliados a uma dieta equilibrada e saudável, e a exercícios físicos, os termogênicos podem fazer você ver menos números na balança, sim.
São situações complementares, e juntas geram uma percepção de redução de peso. De nada adianta aumentar o consumo de alimentos termogênicos e consumir alimentos processados, por exemplo. O emagrecimento não virá.
Exemplos de alimentos termogênicos
Os alimentos termogênicos são saudáveis e saborosos, portanto, podem ser incluídos na dieta de todas as pessoas, visando o emagrecimento ou não. Conheça alguns deles.
Pimenta: a pimenta é o alimento mais termogênico de todos. Além de ser rica em diversas vitaminas, possui a propriedade de retirar gordura das artérias. Além disso, é analgésica e energética, reduz a formação de coágulos no sangue e ainda favorece a digestão. São benefícios atrelados a todos os tipos de pimenta.
Gengibre: tão fortemente termogênico como a pimenta, o gengibre costuma ser colocado em rodelas ou pedaços dentro de garrafas de água, mas assim como o ingrediente anterior e o açafrão, outro potente termogênico, pode ser utilizado na culinária. É eficaz na prevenção do câncer, de problemas respiratórios e de enjoo.
Canela: além da aceleração do metabolismo e do uso na culinária, especialmente em pratos doces, a canela é poderosa contra gripes e problemas de pele, como a acne. Por estimular a digestão, age contra flatulências; por acelerar o metabolismo, diminui o colesterol.
Cafeína: conhecida por aumentar o desempenho em tarefas manuais, pela estimulação do sistema nervoso central, a cafeína é amplamente degustada pelos brasileiros, seja no café e em alguns tipos de chás, no guaraná e no chocolate.
Chá verde: além de promover estimulação semelhante à cafeína, o chá verde reduz a absorção de açúcar no sangue e inibe a ação da enzima que digere os carboidratos. O consumo regular de chá verde favorece o trânsito intestinal, situação que também pode contribuir para o emagrecimento.
Óleo de coco: bastante utilizado na culinária como substituto dos óleos vegetais, o óleo de coco é uma gordura saturada mais facilmente digerida e absorvida, sendo transformada em energia mais rapidamente. Além disso, é amigo do coração, e fortalecedor do sistema imunológico.
Agora que você já sabe como agem os alimentos termogênicos, pode aliá-los a hábitos saudáveis e perceber perda de peso com saúde. De quais você gosta?