Obesidade é doença e precisa de solução
Quando o sobrepeso não é tratado a tempo, grandes são as possibilidades do atingimento do estágio de obesidade.
A obesidade é uma doença que afeta um percentual relevante dos adultos brasileiros, sendo que tal porcentagem se mostra crescente ano após ano.
Vale ressaltar que a doença não é exclusiva de uma única faixa etária, uma vez que também atinge crianças, adolescentes e idosos.
É uma tendência, dentre os casos, que a obesidade não seja uma patologia isolada, pois pode desencadear diversos outros problemas de saúde.
Somente um médico especialista pode indicar o melhor caminho para tratamento e prevenção da obesidade
Por que a obesidade ocorre?
Traduzindo a teoria de maneira simples, quando ingerimos mais do que o corpo é capaz de consumir, o organismo entende o excesso como um sinal de alerta para que ele comece a armazenar calorias. Assim, os excessos são estocados em forma de gordura e glicose, os quais são extremamente prejudiciais à saúde.
Com isso, o resultado aparece na balança, e principalmente na saúde.
Estudos revelaram que a obesidade pode ser responsável por aumentar a probabilidade de desencadear muitas outras doenças, como:
- Hipertensão arterial;
- Diabetes;
- Problemas ortopédicos;
- Problemas respiratórios;
- Apneia do sono;
- Complicações cardiovasculares, entre outros.
Uma luz antes que a escuridão domine a vida de um obeso
O tratamento para obesidade efetivo, deve ser orientado conforme a situação de cada pessoa. Pois, ele envolve o acompanhamento de diversos profissionais da saúde e depende também da decisão do paciente em aceitar as estratégias para alcançar os objetivos.
Sendo que não há um tratamento farmacológico a curto prazo, esse envolve ainda mudanças de hábitos.
Leia também: Balão Intragástrico emagrecimento saudável e qualidade de vida sem restrição nas atividades diárias.
Indiferente do tipo de tratamento, é fundamental esclarecer que:
Quando acontece perda considerável de peso, consequentemente, ocorre também um abaulamento flácido do abdômen – derivado de ‘sobras’ de pele e gordura.
Sendo assim, mesmo após emagrecer, muitas pessoas ainda precisam continuar o tratamento com intervenções como por exemplo a abdominoplastia.
O que você pode fazer para prevenir a obesidade
Dentre diversos fatores influenciadores, citaremos 2 que devem estar muito bem equilibrados para quem busca prevenção da obesidade. São eles:
1 – Alimentação
Refeições equilibradas, em termos de macro nutrientes, são muito positivas neste processo. Alimentos industrializados, doces, refrigerantes, frituras e bebidas alcoólicas devem ser riscados do cardápio, ou pelo menos consumidos com extrema moderação.
Já conhece nossa especialidade de Nutrição? Agende conosco (11) 4436-6400:
2- Atividade física
A prática de atividade física pode ser uma excelente aliada da queima de calorias, além de proporcionar condicionamento físico e prevenir problemas de saúde.
O corpo necessita da atividade física para queimar calorias, manter o condicionamento físico, aumentar a autoestima e prevenir doenças de saúde.
Como pode perceber…
Não há dúvidas de que a melhor saída para evitar o sobrepeso é a prevenção junto a profissionais de confiança! Esteja sempre atento à sua saúde.