Blog

Lipoescultura e lipoaspiração: qual a diferença?

16 de agosto de 2022

Você sonha em fazer uma lipoaspiração? Ou será uma lipoescultura o seu desejo? Se você não sabe muito bem a diferença entre os dois procedimentos cirúrgicos, leia nosso artigo de hoje para conhecer no que as duas operações divergem. Vamos lá?

Semelhanças até certo ponto

Se você é do time das pessoas que confundem lipoaspiração com lipoescultura, saiba que você não está sozinho. A confusão se deve ao fato de que os dois métodos servem para remover o excesso de gordura corporal e, até certo ponto, as duas cirurgias são feitas da mesma forma.

Contudo, depois de determinado momento, uma dessas cirurgias se dá de modo diferente, até porque os objetivos e resultados são diferentes. Por isso, é importante saber o que você quer para ter o seu desejo realizado.

Principais diferenças entre lipoaspiração e lipoescultura

Nos dois métodos, começa-se com remoção da gordura corporal por meio de cânulas. Elas fazem a sucção da gordura e melhoram o contorno corporal. Assim, são semelhantes até então. Todavia, na lipoescultura essa gordura é limpa e recolocada no organismo, nos locais escolhidos para melhorar o volume.

A remoção da gordura corporal (lipoaspiração) geralmente é feita nos flancos, no quadril, no abdômen, e a lipoescultura preenche áreas como face, glúteos e coxas.

A diferença principal, então, é que a lipoaspiração apenas remove a gordura corporal, enquanto a lipoescultura começa com a remoção da gordura e termina com sua recolocação nos locais desejados. Toda lipoescultura vem da lipoaspiração, mas nem toda lipoaspiração se torna lipoescultura!

Para quem é a lipoaspiração

Terminada a explicação que originou o artigo, vamos além e falaremos mais sobre os dois processos. Agora, para quem é a lipoaspiração.

A indicação da lipoaspiração é para pessoas que queiram redefinir o contorno corporal, com redução de volume nas áreas desejadas.

Os requisitos básicos são:

– Estar dentro de uma faixa de peso saudável ou um pouco acima do ideal;

– Ter boa elasticidade da pele, para facilitar a recuperação;

– Ser adepto de exercícios físicos;

– Ter uma alimentação equilibrada;

– Não ter tido êxito na perda do excesso de gordura através de hábitos saudáveis.

Para quem é a lipoescultura

Partiremos dos requisitos básicos, que são os mesmos da lipoaspiração, e seguiremos dizendo que a lipoescultura é ideal para pessoas que também queiram redefinir o contorno corporal, mas não somente com a redução do excesso de gordura.

Para essas pessoas, seria interessante aumentar o volume de determinadas áreas. Por exemplo, nos glúteos. Elas desejam reduzir cintura, como outro exemplo, e aumentar o volume no bumbum. Então, a lipoescultura é melhor do que a lipoaspiração, que só vai reduzir cintura.

Mais considerações sobre os procedimentos

As duas cirurgias são feitas com anestesia, mas a demarcação da área a ser trabalhada é feita com o paciente acordado. Após a sedação, que pode ser geral, ráqui ou peridural, há uma injeção de adrenalina com o intuito de reduzir sangramentos.

Em seguida, são feitos minúsculos orifícios na região, onde serão inseridas as cânulas para sucção da gordura. No caso da lipoaspiração, os pequenos canos são retirados e o cirurgião faz os pontos. Na lipoescultura, a gordura passa por processos de lavagem para se tornarem puras e poderem ser recolocadas no organismo, com enxerto.

Esse método é feito com agulhas e seringas finas, para que a gordura possa ser injetada nas áreas desejadas.

Quanto ao tempo de cirurgia, depende do método escolhido e da área trabalhada, mas estima-se que seja de três a quatro horas.

Para finalizar, não faça sua lipoaspiração ou lipoescultura com outro profissional além do cirurgião plástico. Seu corpo agradece, faça cirurgia somente com profissional especializado.

Tags:
Whatsapp